Animações de transição: um guia prático

Princípios que podem ser utilizados imediatamente por qualquer pessoa em seu processo de design.

Quando se trata de design de produtos, a importância das animações e movimentos não pode ser subestimada. Como destacado pelo Nielsen Norman Group, elas não apenas atraem a atenção, mas também aumentam a satisfação do usuário e fazem seu produto parecer atual e moderno. Quando uma animação é suficientemente sofisticada, ela pode fornecer aos usuários um feedback claro sobre suas ações, tornando a interface mais intuitiva.

As animações de transição, em particular, são fundamentais no design de produtos, pois guiam suavemente os usuários de uma etapa para a próxima. Elas tornam os produtos mais fáceis de usar e mais atraentes, conectando diferentes etapas e melhorando a qualidade geral do produto.

Devido ao papel vital desempenhado pela animação e movimento, as equipes de produtos estão cientes de sua importância. Os designers apresentam essas animações como protótipos para a equipe mais ampla a fim de demonstrar e testar seus produtos antes do lançamento. No entanto, projetar a animação perfeita é uma empreitada complexa. O desafio está em encontrar o equilíbrio certo entre sutileza e ênfase. Embora não faltem recursos online e artigos que aprofundam nas complexidades das animações, surpreendentemente, muitos produtos não acertam na implementação delas com sucesso.

Este artigo se concentra especificamente nas animações de transição. O objetivo é destacar os princípios das animações de transição com exemplos que são básicos, compactos e podem ser utilizados imediatamente por qualquer pessoa em seu processo de design. Essas informações não são regras rígidas, mas sim considerações orientadoras para a criação de novos produtos. Considere isso como seu guia conciso e prático para a arte das animações de transição.



6 princípios para melhores animações de transição

  1. Desvanecer com opacidade
  2. Escalar para adicionar vivacidade
  3. Manter direcionalidade consistente
  4. Equilibrar a velocidade
  5. Priorizar, ordenar e agrupar
  6. Estabelecer espacialidade